Um pouco sobre a culinária Japonesa

Oi, gente! Vamos falar de comida e de Japão?

Resolvi escrever esse post, por que toda vez que disse que iria ao Japão e enquanto estava lá as pessoas sempre me dizem: “E a comida?”, “Mas, é muito diferente!”, “Eu morreria de fome”, “Peixe cru? Eca” e coisas desse tipo.

1. A primeira coisa que você precisa saber é que a comida servida no Japão é muito diferente da comida japonesa servida aqui.

2. Esse negócio de cream cheese no sushi não existe no Japão, assim como hot filadélfia e afins.

3. Sushi/sashimi lá é considerado alta gastronomia e é muito caro. Mas, existem algumas opções mais baratas, como os sushis de esteira.


4. No Japão se come muito arroz, doces e salgados são feitos com o grão. Eu fiquei boba que até os biscoitos salgadinhos tipo fandangos e cheetos são feitos de arroz.

Esse é o Dango, um doce feito com arroz, tem textura de jujuba e nessa barraquinha os molhos eram teriyaki e de feijão azuki.


5. Além do arroz, outra comida do dia a dia é o macarrão entre eles o lámen, o udon, e o soba.

Udon com tempura de camarão
Melhor Lamen de todos que eu comi no Japão foi em Nara.

7. Além do peixe e frutos do mar, os japoneses também comem muito ovo, frango, carne de porco, legumes e cogumelos.

Sem dúvida, uma das minhas paixões: takoyaki! Um bolinho de polvo apaixonante.

 

Essas batatas eram muito crocantes.

 

Espetinho de carne de porco

 

Um prato de gyudon e uma sopinha maravilhosa

 

O melhor e mais famoso okonomiyaki do Japão é o de Hiroshima.

8. Existe no Japão o bife kobe em que o boi recebe uma série de cuidados para que a carne não fique dura, e o resultado é uma carne incrívelmente saborosa. Desmancha na boca.


9. Quanto aos doces, são bem diferentes, muitos feitos de arroz e feijão azuki, provei alguns desse tipo e não fez muito meu tipo, mas também provei tortas, crepes, chocolates e fiquei maravilhada! Os doces japoneses não são carregados de açúcar e vocês sabem que prefiro doces assim.

Sorvete com folha de ouro

 

Chocolate branco mais viciante da vida.

 

Taiyaki é um bolinho com recheio doce, bem gostoso.

 

Isso era uma torta de chocolate, mas e o formato? Que fofura!

10. Os japoneses colocam maionese no sushi, e a maionese de lá é uma coisa de louco. Não dá prá explicar tem um sabor único e não parece com a nossa aqui.


11. Japonês tem uma relação diferente com o ato de comer, não sei se pelo fato das Cidades cheias, e para não esbarrar no outro, mas você não os vê comendo e andando no meio da rua, nem no trem. Existem lugares específicos, você senta nesses lugares e come.

12. Frutas no Japão são muito caras, mas muito boas.

Espero ter tirado as dúvidas de vocês e derrubado alguns preconceitos rs. Eu voltei tão mais apaixonada pela comida japonesa que estou fazendo curso e aprendendo mais sobre a culinária tradicional do Japão, mas isso é assunto para outro post.

2 thoughts on “Um pouco sobre a culinária Japonesa

Deixe uma resposta